Foto: Pedale por uma Causa (Divulgação)
Em 2018, pedalada teve sua primeira edição em Santa Maria
No próximo domingo, acontece a mais uma edição do "Pedale por uma Causa - Esclerose Múltipla" em Santa Maria, que busca conscientizar e alertar para a importância do diagnóstico da doença, que atinge cerca de 40 mil brasileiros. É a 5ª edição nacional do Pedale, e a segunda que acontece também em Santa Maria.
A pedalada é organizada pela ONG Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME), em parceria com a Associação de Pacientes com Esclerose Múltipla de Santa Maria e Região (APEMSMAR) e conta com apoio do blog Vivendo Além da Esclerose. Em 2018, Santa Maria passou a integrar o calendário nacional da programação do Agosto Laranja, mês da conscientização sobre a doença.
Segundo dados da APEMSMAR, a média de casos de esclerose múltipla na cidade é maior em relação à média brasileira. No Brasil, o número é entre 15 e 18 casos a cada 100 mil habitantes, enquanto, em Santa Maria foram levantados 27 casos em 100 mil habitantes.
Qualquer pessoa pode participar, sem restrição de idade. A concentração para a pedalada começa às 14h, e a saída está prevista para às 14h30min, a partir da Avenida Nossa Senhora das Dores, número 100. Os participantes precisam doar 1 kg de alimento não perecível. A arrecadação será doada para entidades assistenciais do município.
Pedale por uma Causa
- Quando - Domingo, às 14h
- Onde - Avenida Nossa Senhora Medianeira, 100
- Quanto - 1kg de alimento não perecível
- Informações - APEMSMAR
SIMPÓSIO GAÚCHO
No final do mês, em 30 de agosto, Santa Maria também vai receber o 2º Simpósio Gaúcho de Esclerose Múltipla. O evento vai acontecer na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
A programação prevê uma roda de conversa para reunir pacientes e familiares, além de oficinas. Também vai acontecer uma conversa com especialistas neurologistas especializados na doença. Os profissionais irão abordar diferentes aspectos clínicos da esclerose múltipla e algumas novidades no que diz respeito ao tratamento, com informações obtidas no Comitê Brasileiro para Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla. A programação completa pode ser acessada no site.